Carta de Serviços - Modalidades
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Competências das Modalidades:
Educação do Campo
- assessorar direção, pedagogos das escolas do Campo de acordo com as orientações da Seed e Diretrizes da Educação do Campo;
- acompanhar as escolas do campo sem tutoria sobre o assessoramento pedagógico na hora atividade, observação de sala de aula, utilização da ferramenta de gestão Power BI, Busca Ativa, registros no SERP, Prova PR e demais orientações solicitadas pela Seed;
- planejar e realizar o Encontro anual dos diretores das escolas do campo;
- realizar visitas e reuniões de acompanhamento via meet.
Educação Especial
- assessorar pedagogicamente às equipes pedagógicas dos estabelecimentos regulares de ensino, escolas na modalidade de educação especial e secretarias municipais no processo de identificação, triagem e avaliação no contexto escolar e inclusão de alunos nos serviços de apoio especializados (pais, professores e avaliadores);
- acompanhar o trabalho de mediação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais;
- orientar as especialidades de Deficiências Visual, Auditiva, Física, Mental, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Sala de Recursos Multifuncional, Atendimento Educacional Especializado Integral, Professores de Apoio Educacional especializado (PAEE), Apoio à Comunicação Alternativa (PAC), Tradutor Interprete de Libras (TILS) e Profissional de Apoio Escolar (PAE);
- planejar e realizar reuniões e/ou eventos que possibilitem a formação continuada de professores e equipes pedagógicas das escolas que atendam alunos com necessidades educativas especiais;
- orientar e analisar solicitações de atendimento Sareh - destinado a alunos impossibilitados de frequentar a escola devido a afastamento para tratamento de saúde por atestado médico superior a 90 dias;
- visitas semestrais de verificação e acompanhamento dos Termos de Colaboração Técnica entre a Seed e as 19 APAEs e coirmãs.
Educação Indígena
- ofertar a educação escolar indígena nas unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira;
- reconhecer a condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.
Educação Profissional
- explanação informativa para Estabelecimentos de Ensino sobre a implantação e execução do 5º Itinerário Formativo;
- orientação sobre a elaboração e montagem dos protocolos de autorização e adequação ao Novo Ensino Médio;
- auxílio junto ao Recursos Humanos durante distribuição de aulas;
- análise de protocolos de solicitação para suprimento de Funções dos Cursos Técnicos;
- orientações pertinentes sobre a demanda, para Instituições Privadas;
- participação em eventos em parceria com a Secretaria de Indústria,Comércio e Qualificação Profissional- Programa Quali&Tec;
- orientação para Estabelecimentos de Ensino que ofertam Educação Profissional para montagem do PPP;
- levantamento de alunos para inserção na planilha de apólice de seguros, para os estágios obrigatórios;
- participação de eventos da Seed;
- análise e emissão de Parecer dos Planos de Estágio Obrigatório e Não-Obrigatório;
- suporte técnico e pedagógico aos Estabelecimentos de Ensino que ofertam a modalidade de Educação Profissional;
- formação pedagógica com Coordenadores de Curso (presencial e meet);
- formação entre DEP/Seed e SEP/NRE (presencia e meet);
- orientação e Suporte Pedagógico para Coordenadores de Curso realizar observação de sala de aula dos componentes curriculares específicos;
- tutoria nos Ceeps e Colégios Agrícolas;
- empregabilidade;
- podtec ( canal criado para divulgar cases de sucesso);
- feira do dia D da Educação Profissional exposição de trabalhos dos Cursos Técnicos;
- visitas in loco para conversa com os alunos, pedagogos , Direção e Coordenação de Curso.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
- organização e solicitação das turmas (verificação se o aluno está no semestre/ módulo correto);
- repasse ao RH dos Itinerários Formativos das turmas da EJA para distribuição das aulas do semestre;
- repasse do material Estudo e Planejamento para as escolas que oferecem a modalidade;
- alteração da Matriz do Ensino Médio – Presencial e EAD;
- meet com todas as escolas que têm turmas da EJA para alinhamento das especificidades do curso (calendário, Se Liga, Busca Ativa, horários, HA, Observação de Sala de Aula, Pré Conselho, Conselho e Pós Conselho, BI, Exames, Plataforma EAD);
- PTD de acordo com o CREP e BNCC, Itinerários Formativos - Ementa;
- verificação da vida escolar dos alunos, se está em dia (documentação, AES, notas, frequências);
- curso tutoria EAD- selecionar professores;
- curso de formação em Curitiba e Foz do Iguaçu;
- acompanhamento pedagógico das atividades desenvolvidas com as turmas e orientações repassadas a cada 15 dias com o auxílio dos tutores;
- visitas às escolas que oferecem a modalidade, pelo menos uma a cada semestre (período da noite);
- abertura de e protocolo solicitando a EJA EAD para as escolas dos Município onde não tem a Modalidade;
- relatório Circunstanciado da Fase I, II e Médio sempre que precisa autorização de curso/renovação;
- acompanhamento mensal do LRCO;
- acompanhamento do Plano de Ação e Recomposição da Aprendizagem elaborado pela Escola;
- uso das Plataformas nas aulas de Português/Inglês (Leia, Redação e Inglês PR;
- e-protocolo dos alunos da Edc Especial (SEJA);
- verificação do Relatório Final;
- exames online: montar comissão, repassar o edital as escolas, fazer Meet, acompanhar os exames, se estende para o ano todo;
- Encceja: repassar o Edital para todas as escolas, auxiliar na seleção e liberação dos colégios para a data da prova, atender todos que procuram pelo resultado de anos anteriores e orientar as escolas que fazem a documentação (Histórico);
- Cense: acompanhar a Carga Horária de cada professor, se está suficiente para atendimento dos alunos internos lá; horários, dias letivos, reuniões pedagógicas; orientar os colégios com relação aos alunos internos e seu registro no LRCO.
De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(42) 3219-5423 - Ramal: 5430
nrepgo_xxx@educacao.pr.gov.br
Rua Cyro de Lima Garcia, s/n.º, Vila Estrela - Ponta Grossa


