Carta de Serviços - Etapas, Tipos de Oferta e Parte Diversificada

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Compete aos Colégios Cívico-Militares:

  • assessorar os CCM do NRE Ponta Grossa no desenvolvimento de atividades que contribuam para uma boa prática pedagógica e um bom relacionamento entre os diferentes segmentos da escola;
  • acompanhar as atividades pedagógicas e cívico militares realizadas na escola;
  • orientar a equipe gestora e os monitores militares sobre as atribuições a serem desempenhadas pela equipe de monitores militares no cotidiano da escola;
  • planejar ações a serem desenvolvidas em conjunto pela equipe gestora e equipe militar nos CCM visando ao combate à infrequência e à realização das atividades cívico militares;
  • realizar em conjunto com as equipes gestora e de monitores militares ações de caráter cívico militar que fortaleçam a identidade dos CCM.

 

 

Competência da Educação em Direitos Humanos:

  • diversidade de gênero, de sexo e étnico- racial;
  • formação e assessoramento da equipe multidisciplinar das Instituições de Ensino;
  • organização, atendimento e acompanhamento das ações da equipe multiprofissional do NRE;
  • atendimento a situações que envolvem violação de direitos da criança e do adolescente como: assédio, abuso, violência, trabalho infantil, etc;
  • articulação com a rede de proteção, conselhos tutelares e ministério público para garantia de direitos da criança e do adolescente;
  • promoção de Campanhas preventivas e de combate ao Trabalho Infantil, Assédio Sexual;
  • promoção de palestra, roda de conversa e encontros com a equipe pedagógica e com estudantes para abordagem de temas como: Indisciplina, Ato Infracional, Bullying, Cyberbullying, Frequência Escolar.

 

Competência da Educação em Tempo Integral:

  • auxiliar no Acolhimento na escola → fazer o acompanhamento das agendas e execução dos acolhimentos de início de ano, diários, semanais, entre outros;
  • visitar presencialmente a escola → o acompanhamento presencial da implementação do modelo pedagógico nas escolas, e para isso se faz necessário a visita in loco nas escolas;
  • temos como sugestão, que todas as vezes que o tutor for em uma ETI, o técnico ETI acompanhe a visita, fazendo tratativas com os demais envolvidos como pedagogas, coordenadores de área, professores e estudantes;
  • acompanhar os indicadores da escola → o acompanhamento dos indicadores é de suma importância, e por isso para os momentos formativos, deve-se cruzar os dados entre IAMEI, Super BI, frequência na escola, resultados das avaliações externas, entre outros;
  • orientar quanto às práticas educativas → a orientação deve perpassar não só para o trabalho dos gestores, mas também na prática do professor em sala, sobre metodologias diferenciadas, orientações pedagógicas, etc;
  • observar quanto ao desenvolvimento das unidades curriculares (PD e PFO) → observar se nos planejamentos e encaminhamentos dos PCAs, a Parte Diversificada/Parte Flexível Obrigatória estão alinhados no apoio e aprofundamento da BNCC/FGB;
  • acompanhamento se faz nas orientações com os PCAs e com os professores;
  • fomentar o protagonismo estudantil → acompanhar e incentivar a equipe gestora, professores de projeto de vida e protagonismo nas ações que desenvolvam o protagonismo dentro da escola, como os clubes protagonistas, conselho participativo, líderes de turmas, conselho de líderes, entre outros;
  • propor momentos formativos no NRE → a replicabilidade é uma das nossas premissas, e por isso entendemos que os técnicos podem e devem propor formações, inclusive com certificação;
  • atuar como docente - eventos Seed → com a expansão e entendendo a experiência de nossos técnicos ETI, são inscritos nas formações como docentes, onde em algumas vezes auxiliam na elaboração dos materiais;
  • realizar a ponte entre Seed e direção → entendendo a hierarquia de repasses, e a necessidade de o NRE ter a atuação efetiva junto aos diretores, os diretores devem primeiro se reportar aos técnicos do NRE responsáveis pelas demandas específicas.

 


 De segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 18h
(42) 3219-5433 - Ramais: 5448 | 5427
 nrepgo_xxx@educacao.pr.gov.br
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